Breve História dos Redentoristas na Bahia

A presença dos Missionários Redentoristas na Bahia remonta ao ano de 1932, quando a pedido do arcebispo Dom Álvaro Augusto da Silva, dois missionários holandeses da Província do Rio de Janeiro, pregaram as Santas Missões em Salvador. No ano seguinte, 1933, foi instalada a primeira Comunidade Redentorista na Bahia e os missionários começaram as atividades apostólicas na Igreja/Brasília do Senhor do Bonfim, onde permaneceram até 31 de dezembro de 1948.
Já em 1956, a Vice-Província Nordestina (Recife) assumiu as responsabilidades pastorais no Santuário do Bom Jesus da Lapa até 1972. Nesse tempo, o então Superior Geral dos Redentoristas (1967-1973), Pe. Tarcísio Ariovaldo do Amaral, CSsR (1919-1994), propôs que a Província de Varsóvia (Polônia), assumisse o campo de missão no Santuário do Bom Jesus da Lapa na Bahia. Os primeiros missionários redentoristas poloneses chegaram em 11 de fevereiro de 1972. Em 08 de dezembro de 1972, o mesmo Superior Geral, instituiu a Missão Redentorista da Bahia com sede em Bom Jesus da Lapa. Assim, os Redentoristas poloneses: Ceslau Stanula, Lukas Kocik, Franciszek Deluga, Josef Danieluk e Tadeusz Mazurkiewicz, substituindo os Redentoristas da Vice Província de Recife (Nordestina), assumiram a pastoral do Santuário de Bom Jesus da Lapa e a Paróquia com as comunidades rurais, na região semiárida do oeste baiano.
A partir do ano de 1976, assumiram, em Salvador, o atendimento da Paróquia da Ressurreição do Senhor, bairro de Ondina, e as comunidades anexas à mesma, entre os quais se destaca a Igreja de São Lázaro, no Alto da Federação. A Igreja de São Lázaro funciona como um Santuário, recebendo devotos de toda grande Salvador, principalmente o povo ligado às religiões de matrizes africanas, bem característica na capital baiana. Ao longo do tempo, outras frentes de trabalho, em locais pobres, da capital, foram assumidas: Tororó, Malvinas e Pituaçu. Por um período breve, os Redentoristas atenderam, também, a Basílica de Senhor do Bonfim (na capital), a cidade de Una-BA, na diocese de Itabuna e, por 19 anos, atenderam a Paróquia de Senhor, em Bonfim-BA, e na Paroquia Nossa Senhora da Piedade, em Itabuna-BA (2010-2019).
As Missões Populares e os Santuários são as prioridades principais da Vice Província da Bahia. A pregação das missões populares ao povo pobre e humilde é dever principal do redentorista. Na Vice Província, sempre houve uma equipe destinada a pregar as Santas Missões na Bahia e em outros estados vizinhos. O Centro Missionário foi instituído como responsável pela formação dos Missionários leigos e de agentes de pastoral, colaborando na formação das paróquias e participando das Santas Missões. Porém, cada confrade é convidado a participar, pelo menos, uma vez por ano, da pregação das Santas Missões.
Como Santuários, atendem o de Nossa Senhora d’Ajuda, em Porto Seguro-BA, o de São Lázaro, em Salvador-BA e o de Bom Jesus da Lapa-BA, que se destaca pela sua originalidade ímpar, situado às margens do rio São Francisco, com amplas grutas naturais, que abrigam as Imagens Milagrosas do Bom Jesus e de Nossa Senhora da Soledade, onde acolhe milhares de romeiros todos os anos. Desde o ano de 1978, os redentoristas da Bahia iniciaram o trabalho na Pastoral Vocacional e na Formação de novos missionários. E, graças a tantas pessoas, esforços, parcerias interprovinciais e investimentos aplicados, poloneses e brasileiros são expressões da “copiosa redenção” na Terra de Santa cruz.
Nesse tempo de reestruturação e reconfiguração da Congregação, a Vice-Província Redentorista da Bahia está engajada em todo o processo para a união das três unidades que formarão a futura Província: Bahia, Rio de Janeiro (MG e ES) e São Paulo, que acontecerá em 2023, conforme calendário pré-estabelecido.
Prosseguido com outras fundações e novas atividades, atualmente, padres e irmãos redentoristas, poloneses e brasileiros, estão estabelecidos nas

seguintes cidades:
1) Salvador-BA: 5 comunidades: Santo Afonso (Sede), São Clemente, São Lázaro (Paróquia da Ressureição), São Geraldo (Formação e Paróquia) e Beato Sarnelli (Paróquia).
2) Bom Jesus da Lapa-BA: 3 comunidades: Santuário, Paróquias e Formação (Aspirantado);
3) Porto Seguro-BA: 1 comunidade: Santuário e Paróquia;
4) Juazeiro-BA: 1 comunidade: Paróquia.
Além dessas comunidades, podemos contar com as comunidades das etapas de formação interprovinciais: os Noviciados da Conferência (Argentina, Colômbia e São Paulo); Juniorado em Belo Horizonte-MG e São Paulo-SP; Postulantado, em Belo Horizonte-MG. A Vice Província da Bahia participa, também, com um confrade, de iniciativas missionárias interprovinciais da URB (União dos Redentoristas do Brasil) na Missão de Lisboa, em Portugal.

Datas importantes:
1956: Missionários Redentoristas em Bom Jesus da Lapa (Vice Província de Recife).
1972: Fundação da Missão Redentorista da Bahia (Província de Varsóvia).
1991: Elevação da Missão à Vice Província Redentorista da Bahia.
2006: 50 Anos da presença dos Redentoristas, em Bom Jesus da Lapa-BA
2022: 50 Anos da criação da Missão Redentorista da Bahia.