Com o tema: Bom Jesus, Pão da vida, Vocação e Fraternidade, o Santuário do Bom Jesus da Lapa celebrou o Setenário e a Festa de Nossa Senhora da Soledade, entre os dias 08 a 15 de setembro. Esse tema, o qual fundamenta o Projeto Romaria 2023, está alicerçado em diversos elementos de teologia e da vida eclesial celebrados ao logo desse ano: Cristologia, Sacramento, Mariologia, Vocacional e Pastoral.
Considerada a segunda maior festa das romarias, no Santuário do Bom da Lapa, a festa da Soledade, este ano, contou com a participação de um grande número de féis. Estima-se que, cerca de 30 mil pessoas, estiveram presentes na missa solene e na procissão festiva, do dia 15 de setembro. Apesar da alta temperatura que atravessa o vale do São Francisco, nesses dias quentes desse mês. Outras tantas, passaram pela cidade ao longo do Setenário.
As celebrações foram transmitidas pela TV Aparecia, TV Bom Jesus, Radio Bom Jesus FM e pelas Redes Sociais do Santuário, bem como, outros meios de Comunicação digital que se fizeram presentes.
Os diversos pregadores, em suas práticas homiléticas, procuraram unir as dores da Mãe de Jesus com as diversas dores, pelas quais muitas mães, marias e a sociedade, como um todo, padecem no cotidiano. Entre eles, foram citadas as várias formas de violências, os preconceitos impregnados, as mortes prematuras e tantas outras feridas dos dias atuais.
Desta forma, na romaria da Soledade, compreende-se a festa da solidariedade da Mãe de Jesus, no seguimento dos passos de seu Filho a caminho do Calvário e, a espera contemplativa da sua Ressureição, como resposta ao alívio dos tormentos sofridos e da vitória definitiva sobre o mal.
Assim, com muito fervor e gratidão os romeiros, lapenses, visitantes, internautas, radiouvintes e telespectadores foram convidados a rezarem e a cantarem: “Ó Senhora e Mãe da Soledade, nossas preces piedosas escutais. Pelo Filho que morto chorastes, nossa dor e tristeza aliviais”.
Pe. Roque Silva CSsR