Visita do Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida.

Entre os dias 15 a 22 de outubro, as comunidades redentoristas e apostólicas da Bahia (área da antiga Vice-Província da Bahia), foi contemplada coma visita canônica do Pe. Marlos Aurélio da Silva CSsR, superior Provincial, eleito no primeiro Capítulo da nova Provincia Nossa Senhora Aparecida, a qual terá sua ereção canônica e posse do governo provincial, no dia 09 de novembro, no Santuário Nacional de Aparecida-SP.

O objetivo principal da visita foi ver e reconhecer os confrades nas suas comunidades de vida e de apostolado. Como, também, manter uma conversa sobre os desdobramentos do plano de ação que o governo provincial pretende implementar a partir do próximo ano.

A visita seguiu uma metodologia de conversa fraterna com os confrades em suas comunidades, a celebração Eucarística na Igreja paroquial ou na própria comunidade e, posteriormente, uma breve conversa com as lideranças das comunidades paroquiais, com os colaboradores do Santuário Bom Jesus, da Radio Bom Jesus e da Missão Redentorista, que atuam em Bom Jesus da Lapa.

Para facilitar a chegada às comunidades, diante das distâncias geográficas que as separam, as viagens foram feitas via aérea. As comunidades visitadas, por ordem de chegada, foram:

1. Santuário e Paróquia Nossa Senhora D’ajuda, em Porto Seguro.

2. Comunidade São Geraldo e Paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Salvador.

3. Comunidade Santo Afonso, em Salvador (lugar de hospedagem e deslocamentos).

4. Carmelo da Bahia, assistido pelos confrades da Comunidade Santo Afonso.

5. Paróquia Santo Antônio em Fazenda Coutos III, em Salvador.

6. Comunidade São Lázaro e Paróquia da Ressurreição do Senhor, que contou com a presença da coordenação dos Missionários Leigos, em Salvador.

7. Comunidade do Dom José Rodrigues e Paróquia Santo Antônio, em Juazeiro-BA.

8. Comunidade e Santuário Bom Jesus da Lapa.

9. Paróquia Bom Jesus (Catedral), em Bom Jesus da Lapa.

10. Comunidade Beato Gaspar e Paróquia São João Batista, em Bom Jesus da Lapa.

Durante a sua fala nas visitas, o Pe. Marlos apresentou as estatísticas da nova Província Nossa Senhor Aparecida: 37 comunidades redentoristas, 263 membros (entre esses, 84 formandos nas diversas etapas) e os 5 estados populosos estão no território da província: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, com quase 50% da população do país.

O Pe. Roque Silva, reitor do Santuário Bom Jesus e membro do conselho da Província Nossa Senhora Aparecida, foi o encarregado de acompanhar o provincial nas visitas aos confrades e nas conversas com os paroquianos e colaboradores.

Conforme, se percebeu, a visita causou uma grande e boa expectativa tanto nos confrades quanto nas pessoas das diversas paróquias, comunidades e Santuários visitados. Todos expressaram a gratidão de ter os Missionários Renascentistas como seus pastores, mesmo que alguns disseram não concordar quando acontecem as transferências de alguns confrades.

“Na reunião com os colaboradores do Santuário e da Missão Redentorista, o novo superior falou sobre a expectativa da junção dos trabalhos, que será oficializada no dia 9 de novembro, em Aparecida, e a importância do momento. “Uma oportunidade de estar conhecendo e percebendo a grande força que nós temos, a partir dos colaboradores que, de certo modo, comungam com a nossa missão e a plena realização dela. (…). É um momento de muita alegria e gratidão a todos que se empenham em fazer, a partir da sua profissão, da sua dedicação, este trabalho de evangelização. Bem como, nós temos em outros lugares da nova Província um grupo grande de colaboradores sempre dispostos e muito empenhados na missão” (https://santuariodobomjesusdalapa.com/noticias).

Por fim, o padre provincial, Marlos Aurélio da Silva, avaliou com muita satisfação os resultados de sua visita e todos os esforços aplicados para a realização da mesma, tanto a acolhida e participação dos confrades, quanto as pessoas encontradas nas diversas comunidades redentoristas, nessa primeira mobilização do governo da Província Nossa Senhora Aparecida.

Pe. Roque Silva CSsR

Compartilhe