ORDENAÇÃO PRESBITERAL DO DIÁCONO JOSÉ AUGUSTO DOS SANTOS CSsR

Às 17h de sexta-feira, dia 22/10/2021, na festa litúrgica de São João Paulo II, na Praça da Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Pedro Alexandre - BA, na Celebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano de Paulo Afonso - BA, Dom Guido Zendron, aconteceu a ORDENAÇÃO PRESBITERAL DO DIÁCONO REDENTORISTA JOSÉ AUGUSTO DOS SANTOS.
Na solene Celebração Eucarística estiveram presentes os Missionários e Seminaristas Redentoristas, vários padres diocesanos amigos do néo-prebítero, as irmãs Franciscanas da Penitencia e Caridade Cristã, o diácono Permanente da Arquidiocese de Salvador, Salvador Pacheco, representantes das Paróquias de Nossa Senhora das Candeias (Salvador) e Santo Antônio de Fazenda Coutos 3 (Salvador) e de diversas Paróquias da Diocese, os pais do néo-prebítero: o Sr. Eduardo do Santos e dona Ana Maria dos Santos, demais familiares, grupos de pastorais, movimentos paroquiais e grande participação dos paroquianos.
Em sua homilia, o bispo Dom Guido Zendron falou da sua alegria em ordenar o Diácono José Augusto, tendo em vista que é mais um redentorista que ele mesmo ordena em sua diocese, em menos de um ano, e que se sentia muito confortado com o convite para a ordenação. Recordou da Encíclica Redemptoris Missio do papa João Paulo II, que aborda a missão do Cristo Redentor, associando à missão dos redentoristas; abordou sobre as funções próprias do presbítero na Igreja, principalmente nesse tempo de pós-pandemia; o estimulou para a perseverança no ministério ordenado e na colaboração com a missão do anúncio do Evangelho, mesmo nesses tempos de crise, vulnerabilidades e incertezas que estamos vivendo; lembrou que o presbítero é chamado a ser sinal sacramental de Deus para com o seu povo, onde o mesmo exercerá o seu ministério para que, desta forma, possa associar-se mais estreitamente ao Cristo Bom Pastor do rebanho.
O Superior Vice-Provincial, Pe. Roque Silva Alves agradeceu a Dom Guido Zendron, aos Missionários Redentoristas pela animação vocacional realizada, ao Pe. Thiago de Melo, pároco, aos clérigos, religiosas presentes e a todos os fiéis da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Pedro Alexandre - BA, que de forma direta ou indiretamente se empenharam para a formação do novo Néo-prebítero e, particularmente, por ter permitido que o Diácono José Augusto dos Santos fosse ordenado em sua Paróquia natal, junto com seus familiares, amigos e conterrâneos.
O néo-prebítero, por sua vez, de forma muito breve e ordenada, agradeceu ao bispo pela a ordenação conferida, e a todos pelo esforço na realização de seu sonho vocacional e sua ordenação presbiteral. Fez uma menção especial, à alguns padres e as irmãs religiosas, que o acompanharam em seu discernimento e decisão vocacional. Também mencionou a participação e o empenho de suas professoras do ensino fundamental e médio que estavam presentes. Recordou as comunidades pelas quis passou nas diversas etapas de formação e pastoral. Após o término da celebração houve uma bonita recepção organizada pela equipe de eventos da paróquia num espaço próximo da igreja.
Por fim, o chanceler da Cúria Diocesana fez a leitura da Ata de Ordenação Presbiteral para que todos tomassem conhecimento do registro do ocorrido, pela primeira vez, naquela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Pedro Alexandre – BA.
Alguns dados vocacionais do néo-prebítero José Augusto da Silva CSsR: o mesmo nasceu no dia 21 de junho de 1983, na cidade de Pedro Alexandre – BA, Diocese de Paulo Afonso-BA. Filho de Eduardo dos Santos e Ana Maria dos Santos. Passou pelo acompanhamento da Pastoral Vocacional dos Missionários Redentoristas da Bahia no ano de 2009, onde fez o Estágio Vocacional e foi aprovado para entrar no Seminário. No ano de 2010 fez o ano do Aspirantado na Comunidade Vocacional Beato Gaspar, em Bom Jesus da Lapa/BA e foi acompanhado pelo Pe. Carlos Kaminski CSsR. Nos anos de 2011 a 2014, fez o Postulantado, estudando na Faculdade São Bento da Bahia, em Salvador/BA, onde fez o Curso de Licenciatura em Filosofia, morando na Comunidade São Geraldo, no Bairro de Pituaçu/Salvador-BA, onde foi aprovado para a etapa do Noviciado. Teve como formador durante essa etapa o Pe. Lécio Alexandre Silva, CSsR. No ano de 2015 fez a experiência do Noviciado Interprovincial em Goiânia - GO e teve como mestre do noviciado o Pe. Fábio Bento, CSsR. Logo em seguida, fez a profissão dos Votos Religiosos, em 24/01/2016 – Pituaçu - Salvador – BA, na Igreja de Nossa Senhora das Candeias. Entre os anos de 2016 a agosto de 2019 fez o Curso de Teologia no Instituto São Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte - MG, morando na Comunidade Vocacional Dom Muniz, onde foi acompanhado pelos formadores Pe. Vicente Ferreira, CSsR e Pe. Paulo Carrara, CSsR. Como professo temporário realizou, em 2020, o estágio pastoral na Comunidade Redentorista do Santuário Bom Jesus, em Bom Jesus da Lapa – BA, conforme as orientações do Governo da Vice-Província Redentorista da Bahia, sob os cuidados dos confrades da Comunidade do Santuário Bom Jesus. Em 14 de setembro de 2020, recebeu as Ordens Menores no Santuário do Bom Jesus da Lapa, em Bom Jesus da Lapa – BA. Depois de ter feito o Segundo Noviciado (Curso interprovincial de preparação dos Votos Perpétuos), em Belo Horizonte - MG, no dia 07 de março de 2020, com a aprovação do Superior Vice-Provincial e seu Conselho, emitiu os Votos Perpétuos na Congregação do Santíssimo Redentor, conforme rito e prescrições estabelecidas, no Santuário do Bom Jesus da Lapa, em Bom Jesus da Lapa- BA. No início da noite do dia 01/05/2021, foi ordenado diácono pela imposição das mãos do bispo diocesano de Bom Jesus da Lapa, Dom João Santos Cardoso, na presença de diversos confrades redentoristas, outros clérigos, seminaristas, religiosas, lapenses, um número pequeno de romeiros e visitantes que participaram da Celebração na Gruta da Soledade. Na Celebração Eucarística das 17h, no dia 22/10/2021, na Festa litúrgica de São João Paulo II, na Praça da Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Pedro Alexandre – BA, foi ordenado Presbítero pela imposição das mãos do bispo diocesano de Paulo Afonso - BA, Dom Guido Zendron.
Créditos das fotos: Facebook Conceição Conceição
Salvador, 25 de outubro de 2021.
 
Pe. Roque Silva Alves CSsR
Superior Vice-Provincial