Ordenação Presbiteral do Diácono Thiago Pedro da Silva CSsR

Às 19h de sexta-feira, dia 01/10/2021, na Festa litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus e Primeira Sexta-feira do mês, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, na Igreja Matriz da Paróquia de São Sebastião, em Machacalis - MG, na Celebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano de Teófilo Otoni - MG, Dom Messias dos Reis Silveira, aconteceu a ordenação presbiteral do diácono redentorista Thiago Pedro da Silva.
Na solene Celebração Eucarística estiveram presentes os Missionários Redentoristas, os Missionários de São José, os quais são administradores pastoral da Paróquia de São Sebastião, Padres diocesanos e Religiosos amigos do néo-prebítero, as Irmãs Mensageira do Amor Divino, as Irmãs da Sagrada Família, as Irmãs da Congregação de São João Batista (Batistinas), das quais pertence a Irmã Ana Cristina da Silva (irmã de sangue do néo-prebítero), Seminaristas, Vocacionados, os pais do néo-prebítero, o Sr. José Pedro da Silva e dona Rita Maria de Matos Silva, demais familiares, grupos de pastorais e movimentos paroquiais e grande participação dos paroquianos.
Em sua homilia, o bispo Dom Messias dos Reis Silveira falou da sua alegria em ordenar o Diácono Thiago Pedro da Silva, tendo em vista que ele mesmo foi seminarista redentorista por 9 anos na Província Redentorista de São Paulo e sentia-se muito confortado com o convite para a ordenação. Ao mesmo tempo, abordou sobre as funções próprias do presbítero na Igreja, o estimulou para a perseverança no ministério ordenado e na colaboração com a missão do anúncio do Evangelho, mesmo nesses tempos de crise, vulnerabilidades e incertezas que estamos vivendo, lembrou que o presbítero é chamado a ser sinal sacramental de Deus para com o seu povo, onde o mesmo exercerá o seu ministério para que, desta forma, possa associar-se mais estreitamente ao Cristo Bom Pastor do rebanho.
O Superior Vice-Provincial, Pe. Roque Silva Alves agradeceu a Dom Messias dos Reis Silveira, aos Missionários da Paróquia de São Sebastião, aos clérigos, religiosos e religiosas presentes e a todos os fiéis da Paróquia de São Sebastião de Machacalis – MG, que de forma direta ou indiretamente colaboraram para a formação desse novo Presbítero da Igreja e, particularmente, por ter permitido que o Diácono Thiago Pedro da Silva fosse ordenado em sua Paróquia natal, junto com seus familiares, amigos e conterrâneos.
O néo-prebítero, de forma muito espontânea e alegre, relatou nos seus agradecimentos a sua história de participação na igreja como acompanhante de sua avó e sua precoce participação no Apostolado da Oração, como também o seu chamado vocacional e sua caminhada formativa ao longo desses anos. Agradeceu o esforço de todos para a realização de seu sonho vocacional e sua ordenação presbiteral. Fez um agradecimento especial aos Missionários de São José, administradores da paróquia, nas pessoas dos Padres Edilson Almeida de Sousa e Wagner Antônio Quim e a sua irmã religiosa, incentivadora de sua vocação; agradeceu à Congregação Redentorista que o acolheu como romeiro do Bom Jesus da Lapa, acompanhou e formou para o seu sim vocacional definitivo. Após o término da celebração houve uma bonita recepção organizada pela equipe de eventos da paróquia. A seguir um breve curriculum vitae do néo-prebítero:
Pe. Thiago Pedro da Silva CSsR, nasceu no dia 26 de setembro de 1991 na cidade de Machacalis – MG, Diocese de Teófilo Otoni -MG. Filho de José Pedro da Silva e: Rita Maria de Matos Silva. Passou pelo acompanhamento da Pastoral Vocacional dos Missionários Redentoristas da Bahia no ano de 2011, onde fez o Estágio Vocacional e foi aprovado para entrar no Seminário. No ano de 2012 fez o ano do Aspirantado na Comunidade Vocacional Beato Gaspar, em Bom Jesus da Lapa/BA e foi acompanhado pelo Pe. Geraldo Carlos Rodrigues Camargo CSsR. Nos anos de 2013 a 2015, fez o Postulantado, estudando na Faculdade São Bento da Bahia, em Salvador/BA, onde fez o Curso de Licenciatura em Filosofia, morando na Comunidade São Geraldo, no Bairro de Pituaçu/Salvador-BA, onde foi aprovado para a etapa do Noviciado. Teve como formador durante essa etapa o Pe. Lécio Alexandre Silva, CSsR e Pe. João Batista Alves do Nascimento CSsR.
Em 2016 fez a experiência do Noviciado Interprovincial em Goiânia - GO e teve como mestre do noviciado o Pe. Fábio Bento, CSsR. Fez sua profissão dos Votos Religiosos, em 22 de janeiro de 2017, na Igreja de Nossa Senhora das Candeias, em Pituaçu – Salvador – BA. Entre os anos de 2017 a agosto de 2019 fez o Curso de Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte - MG, morando na Comunidade Vocacional Dom Muniz, onde foi acompanhado pelos formadores Pe. Vicente Ferreira, CSsR e Pe. Paulo Carrara, CSsR. Como professo temporário realizou, em 2020, o estágio pastoral na Comunidade Redentorista um período no Suriname e outro período no Santuário de Bom Jesus da Lapa, em Bom Jesus da Lapa – BA.
Aos 29 de julho de 2020, recebeu as Ordens Menores, na Comunidade Redentorista do Suriname. Depois de ter feito o Segundo Noviciado (Curso interprovincial de preparação dos Votos Perpétuos), em Belo Horizonte - MG, no dia 07 de março de 2021, com a aprovação do Superior Vice-Provincial e seu Conselho, emitiu os votos perpétuos na Congregação do Santíssimo Redentor, conforme rito e prescrições estabelecidas, no Santuário do Bom Jesus da Lapa, em Bom Jesus da Lapa – BA.
No início da noite do dia 01/05/2021, foi ordenado diácono pela imposição das mãos do bispo diocesano de Bom Jesus da Lapa, Dom João Santos Cardoso, na presença de diversos confrades redentoristas, outros clérigos, seminaristas, religiosas, lapenses, um número pequeno de romeiros e visitantes que participaram da Celebração na Gruta da Soledade.
Na Celebração Eucarística das 19h, dia 01/10/2021, na Festa litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus e Primeira Sexta-feira do mês, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, na Igreja Matriz da Paróquia de São Sebastião, em Machacalis - MG, foi ordenado Presbítero pela imposição das mãos do bispo diocesano de Teófilo Otoni – MG, Dom Messias dos Reis Silveira.
Parabéns Pe. Thiago Pedro da Silva, CSsR pela sua vocação redentorista. Rogamos a Mãe do Perpetuo Socorro, Santo Afonso, nosso pai fundador, e aos demais Santos e Beatos da Congregação que o ajude a carregar com serenidade, entusiasmo e perseverança o seu ministério Sacerdotal.
 
Foto: Frei Danilo Gomes
Pe. Roque Silva CSsR.