VOTOS PERPÉTUOS E ORDENAÇÃO DIACONAL DE FR. JOKÉBED LÉONARD

Na tarde do dia 06 de novembro de 2020 no Santuário do Bom Jesus da Lapa (BA), numa missa restrita devido à pandemia do coronavírus (COVID-19), presidida pelo Superior Vice-Provincial da Bahia, Pe. Roque Silva Alves CSsR, os Missionários Redentoristas de Bom Jesus da Lapa, seminaristas, as Irmãs Mensageiras do Amor Divino, um grupo pequeno de leigos, com a presença de seu irmão Lymki Paul Léonard, que chegou do Chile para essa ocasião como representante da família. E, mantendo a orientação de distanciamento necessário, o Fr. JOKÉBED LÉONARD, missionário Redentorista haitiano, que está na Bahia em estágio pastoral, desde o dia 11 de março de 2020, emitiu seus Votos Perpétuos na Congregação do Santíssimo Redentor.
Já na tarde do dia 09 de novembro, festa de aniversario de fundação da Congregação do Santíssimo Redentor e festa da dedicação da Basílica de São João de Latrão, o mesmo recebeu pela imposição das mãos de Dom João Santos Cardoso, bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), o Diaconato, primeiro grau do Sacramento da Ordem.
Em sua homilia, o bispo falou das funções próprias do diácono no serviço da Igreja, o estimulou na perseverança do ministério ordenado e na colaboração, mais direta com o bispo e seu legítimo superior, do anúncio do Evangelho, da assistência aos pobres e da caridade evangélica. Para que, desta forma, possa associar-se mais de perto ao Cristo Servo e servidor de todos.
O Fr. Jokébed Léonard nasceu em 12 de julho de 1990, na cidade de Porto Príncipe, República do Haiti. Filho de Ganot Léonard e Lucianne Labady Léonard. É o segundo de três irmãos: Lymki Paul Léonard e Guerby Guichard Léonard.
Realizou o acompanhamento Vocacional e Aspirantado no Haiti nos anos 2009 a 2011 e foi aprovando para entrar no Postulantado em 11 de novembro de 2011 na Casa San Afonso na localidade de Jeremie – Haiti.
Fez o Noviciado em 31/07 de 2012 a 1° de agosto de 2013 com a Profissão dos Primeiros Votos Religiosos; Estudou o biênio de Filosofia no Grand Seminaire Notre Dame em Porto Príncipe, entre os meses de outubro de 2013 a junho de 2015; Cursou a Teologia no Centre Inter-Instituts de Formation Religieuse, em Porto Príncipe, entre os anos de outubro de 2015 a junho de 2019; Recebeu as Ordens Menores na Casa dos Estudantes São Clemente, em Porto Príncipe, em 31/07/2018. Começou seu Estagio Pastoral em setembro de 2019 em Porto Príncipe.
Com aprovação do seu Superior Pe. Pétuel Gérard e o consentimento do Conselho da Vice-Província da Bahia, chegou ao Brasil para Bahia, em 11de março de 2020 para uma experiência internacional e intercultural na Vice-Província Redentorista da Bahia.
Em seus agradecimentos o mesmo falou das varias expressões de sua alegria: a experiência Pastoral e de convivência com os Redentoristas da Bahia; a presença de seu irmão que veio participar com ele das celebrações importantes em sua vida, à consagração definitiva na Congregação Redentorista com a emissão dos Votos Perpétuos e a recepção da Ordenação Diaconal. Além disso, agradeceu encarecidamente a todos que o acolheram nas diversas comunidades redentoristas, os leigos e paroquianos que conheceu e com quem colabora pastoralmente e suas emoções positivas e imagináveis em terras baianas.
As duas celebrações foram transmitidas pelos Meios de Comunicação do Santuário (Web TV Bom Jesus) e seus confrades do Haiti, familiares, parentes e amigos puderam participar visualmente à distância, os quais mostram muitos gratos por participarem da celebração, mesmo à distância.
Rezemos pela perseverança do novo diácono e peçamos insistentemente “ao Senhor da Messe que envie operários para a sua messe” e, que a Congregação Redentorista possa ser favorecida com muitas vocações missionárias para o anúncio da “Copiosa Redenção”.
Pe. Roque Silva Alves CSsR