NOVAS ORDENAÇÕES PRESBITERIAS

Na tarde do dia 07 de novembro de 2020, mesmo em clima de festa, mas sob as restrições das medidas de prevenção da vigilância sanitárias, por causa da disseminação do coronavírus, os Missionários Redentoristas da Vice-Provincia, em números reduzidos, alguns padres da Diocese e seminaristas, as Irmãs Mensageiras do Amor Divino, pequenos grupos dos familiares e poucos dos leigos, mantendo a orientação de distanciamento físico, reuniram-se no Santuário do Bom Jesus da Lapa (BA) para a Celebração Eucarística, presidida por Dom João Santos Cardoso, bispo de Bom Jesus da Lapa, na qual dois Diáconos Redentoristas foram ordenados Presbíteros: Pe. Valdeneir Alves de Brito CSsR e Pe. Willian Sena de Oliveira CSsR.
Em sua homilia, o bispo falou das funções próprias dos presbíteros na Igreja, os estimulou na perseverança do ministério ordenado e na colaboração com a missão do anúncio do Evangelho, mesmo nesses tempos de crise, vulnerabilidades e incertezas que estamos vivendo. Os presbitérios são chamados a ser sinal sacramental de Deus para com o seu povo, onde os mesmos exercerem seu ministério. Para que, desta forma, possam associar-se mais estreitamente ao Cristo Bom Pastor do rebanho.
Agradecemos a todos que de forma direta ou indiretamente colaboraram para a formação desses novos Missionários Redentoristas, Presbíteros da Igreja na Congregação do Santíssimo Redentor. Tanto aos confrades, muitos não puderam participar como aos que estivera restritivamente presentes e aos que se fizeram presentes através das orações e dos Meios de Comunicação do Santuário e da Radio Bom Jesus FM.
Padre Valdeneir Alves de Brito CSsR
O neo-presbítero, Pe. Valdeneir Alves de Brito nasceu em 30 de dezembro de 1988 e é natural de Bom Jesus da Lapa (BA). Filho de Sr. Valdemar Antônio de Brito e Sra. Petrina Alves de Brito. Passou pelo acompanhamento da Pastoral Vocacional dos Missionários Redentoristas da Bahia no ano de 2008, onde fez o Estágio Vocacional e foi aprovado para entrar no Seminário em dezembro de 2009.
No ano de 2009 fez o ano do Aspirantado na Comunidade Vocacional Beato Gaspar, em Bom Jesus da Lapa/BA. Entre os anos de 2010 e 2011, fez o Postulantado, estudando na Faculdade São Bento da Bahia, em Salvador/BA, onde fez o biênio do Curso de Teologia. Como o mesmo era candidato para Irmão Religioso, no ano de 2012 fez o ano do Postulantado na Comunidade de Formação para os irmãos em Sorocaba – SP.
Já em 2013 fez a experiência do Noviciado Interprovincial em Campina Grande- PB, no término do mesmo fez a profissão dos Votos Religiosos, em 29 de janeiro de 2014. Entre os anos de 2014 a 2016, continuou o Curso de Teologia na Faculdade São Bento da Bahia, em Salvador/BA, onde terminou o Bacharelado em Teologia.
Como professo temporário realizou o estágio pastoral na Comunidade Redentorista São Clemente (Barris) e São Geraldo (Pituaçu). Em 2017 pediu para ser Clérigo e foi aceito pelo Conselho. A partir dai, passou a estudar Filosofia como juniorista.
Depois de ter feito o Curso interprovincial de preparação dos Votos Perpétuos, em Lima/Peru, no dia 13 de março de 2018, emitiu os votos perpétuos na Congregação do Santíssimo Redentor. Após a profissão perpetua foi transferido para a comunidade São Lazaro, na Federação, Paroquia da Ressurreição do Senhor. Em 29 de fevereiro de 2020, foi ordenado diácono pela imposição das mãos de Dom Ceslau Stanula (in memoriam).
Padre Willian Sena de Oliveira CSsR
O neo-presbítero, Padre Willian de Oliveira Sena nasceu no dia 05 de abril de 1993, em Taiobeiras-MG, filho de Oscar Mendes de Oliveira (in memoriam) e Vanete Rosa Sena de Oliveira. Conclui o ensino médio em 2010, em sua cidade de origem. Ingressou em 2011 como aspirante na Congregação do Santíssimo Redentor, morando na cidade de Bom Jesus da Lapa (BA).
Em 2012 foi aprovado para o Postulantado e mudou-se para Salvador, onde permaneceu até o ano de 2014, quando concluiu os estudos de Filosofia na Faculdade São Bento da Bahia. Em 2015 vivenciou a etapa do noviciado em Goiânia-GO. Fez os primeiros votos na Congregação Redentorista, no dia 27 de janeiro de 2016.
No período de 2016 a 2018, cursou os estudos de Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte-MG. Ao término do curso de teologia, foi destinado novamente à cidade de Salvador para fazer seu estágio pastoral, colaborando na Paróquia Nossa Senhora das Candeias. No início do ano de 2020, entre os dias 05 de janeiro a 15 de fevereiro, participou da preparação para os Votos Perpétuos, Segundo Noviciado, em Juiz de Fora-MG.
No dia 01 de março do mesmo ano fez sua Profissão Perpétua, em Salvador-BA e em seguida, foi transferido para a Comunidade do Santuário de Bom Jesus da Lapa, onde colabora atualmente nos trabalhos pastorais daquele Santuário.
Em 25 de abril de 2020, numa celebração, também restrita, juntamente com mais dois candidatos, foi ordenado diácono pela imposição das mãos de Dom João Santos Cardoso.
Como muita alegria e gratidão, agradecemos aos pais dos novos presbíteros pela educação, formação religiosa e incentivo dado aos filhos para seguir essa vocação específica na Igreja. Continuemos rezando para que o Senhor da messe que envie operários para a sua seara e, que a Congregação Redentorista possa ser favorecida com muitas vocações missionárias para o anúncio da “Copiosa Redenção”.
 
Pe. Roque Silva Alves CSsR
Fotos: Acevo do Santuário