Estudo reúne províncias redentoristas em vista da reestruturação

Missionários das unidades redentoristas de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia se encontram em Aparecida (SP), entre os dias 27 e 30 de maio, para os Estudos Provinciaisque tem por objetivo a integração das três províncias em vista da reestruturação da Congregação. “Dar-se a conhecer...” é o tema que orienta as atividades deste primeiro encontro com os membros das unidades.


Até 2022, todas as 23 unidades da Conferência da América Latina e Caribe vão formar sete novas províncias. Segundo padre Mauro Vilela, da Comissão de Reestruturação da Província de São Paulo o encontro foi pensado para ser um momento de conhecimento e partilha entre os religiosos das diferentes unidades.

“Utilizaremos o método VER: o passado das três unidades (história); o presente (a ação pastoral) e projetaremos os primeiros passos de união futura (o que esperamos da reconfiguracão)”, disse ao A12.

A principal motivação da reconfiguração é a de fortalecer a vida apostólica dos Redentoristas e reforçar o sentido de pertença a um corpo missionário intercultural. Além disso, também há a exigência de diminuição de algumas estruturas para responder de forma mais ágil e com criatividade aos desafios atuais da missão; liberando recursos humanos, financeiros e materiais para a missão.

:: Reconfiguração das Vice-Províncias da América Latina e Caribe

O encontro acontece na Casa de Hospedagem Santo Afonso, em Aparecida. A programação tem início com a missa presidida pelo superior de São Paulo, padre Marlos Aurélio, na segunda-feira (27), às 18h.