Celebração em memória do Beato Pedro Donders no Suriname

Celebração em memória do Beato Pedro Donders no Suriname
O dia 23 de maio foi celebrado com festa na comunidade redentorista do Suriname. Nessa noite celebramos o 37° aniversário da beatificação do nosso confrade Pedro Donders na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, onde realizamos o trabalho pastoral com os brasileiros residentes no Suriname. A missa festiva, presidida pelo bispo diocesano Dom Karel Choennie teve a participação de padres e diáconos da diocese e do povo de Deus (brasileiros e surinameses). 
Em sua homilia, ele nos lembrou do amor com Deus e o próximo e do cuidado para com a criação. O bispo lembrou aos redentoristas que trabalham na Missão sobre o cuidado para com os garimpeiros, bem como os migrantes. Nos desafiando, desta forma, para assumirmos, num futuro próximo, esta pastoral específica daqui do Suriname. 
Nesta mesma noite foi dada a posse canônica ao novo pároco da Paroquia Nossa Senhora de Nazaré, Pe. José Patrício Dorcey, que foi acolhido com muita alegria pelo bispo e por toda a comunidade presente na celebração. 
O bispo diocesano, também, nos presenteou com uma bela relíquia do Beato Pedro Donders, que será enviada ao Brasil e colocada no santuário do Bom Jesus da Lapa, a fim de fortalecer e divulgar a devoção ao nosso confrade e, por consequência, com a graça de Deus o processo de sua canonização avance mais rápido. No final da celebração, o novo pároco recebeu os cumprimentos dos presentes e depois puderam participar e apreciar uma pequena recepção organizada no estacionamento da comunidade local. 
A missão Redentorista no Suriname, ultimamente, é composta de quatro membros: Pe. Ricardo Carvalho (SP), Pe. Gilson da Silva (BA), Pe. José Patrício (EUA) e o Fr. Sergio Reis (BA). Formamos uma só comunidade, mas estamos distribuídos em duas casas: Latour (parte sul da cidade) e Nossa Senhora de Nazaré (parte norte da cidade). Para facilitar nossa vida fraterna, nos encontramos, sistematicamente, uma vez por semana, nas quartas-feiras, e/ou em outros dias, conforme as necessidades pessoais, fraternas e pastorais da missão.

Pe. Gilson da Silva CSsR