Encontro de Formação dos (Vice) Provinciais (Superiores Maiores) de língua latina com o Governo Geral da Congregação Redentorista (CSsR)-Roma: 10 -16/03/2019

Prezados confrades, seminaristas e associados leigos,

Entre os dias 10 a 16 de março de 2019 foi realizado em Roma, “a cidade eterna”, o Encontro de Formação dos (Vice) Provinciais (Superiores Maiores) das unidades redentoristas de língua latina (Espanhol, Francês, Italiano e Português) com o Governo Geral da Congregação Redentorista (Superior Geral e seu Conselho).
O encontro teve inicio com um momento orante na noite do domingo (11), prosseguiu até a noite da sexta-feira (15) e contou com a participação de 34 superiores maiores das diversas unidades da Congregação da América Latina e Caribe, Europa, África e Madagascar. Na oportunidade pudemos celebrar vários acontecimentos e falar de diversos assuntos no que tange a vida da Igreja e a missão da Congregação nesses tempos difíceis de eclesiologia, de reestruturação e de reconfiguração das unidades redentoristas.
A programação foi bem preenchida e explanada o suficientemente para que todos pudessem ter uma visão vasta da realidade da Congregação Redentorista e suas implicações no processo reestruturação. O encontro esteve sobre a coordenação dos Conselheiros Gerais: Pe. Rogério Gomes (Conferência da América Latina) e Pe. Nicolas Issifi Ayouba Martin (Conferência de África e Madagáscar) e a colaboração direta dos demais Conselheiros: Ir. Jeffrey Rolle (Conferência da América do Norte), Pe. Alberto Eseverri (Conferência da Europa); Pe. Sebastian Ani Dato (Conferência da Ásia/Oceania) e Pe. Pedro Lopez (Vigário Geral). 
Para a orientação, formação e informação dos participantes do encontro forma bordados, ao longo da semana, os seguintes temas e assuntos:
1) Conhecimento mútuo em um caminho missionário conjunto (apresentação pessoal);
2) O desafio de animar a Vida Consagrada em um momento de mudança: nas (Vice) Províncias e Regiões (Fr. Dr. Martín Carbajo Núnez, OFM);
3) Liderança no estilo de Jesus Cristo, o Bom Pastor (Pe. Pedro López, Vigário Geral);
4) Ser um autêntico animador da Vida Consagrada Redentorista (Pe. Marcelo Conceição Araújo, Coordenador da Conferencia da AL e Caribe); 
5) O papel dos superiores e o processo de reestruturação da Congregação (Pe. Michael Brehl, Superior Geral);
6) O papel dos superiores e a implantação do Plano Apostólico das Conferências e de cada Unidade (Pe. Michael Brehl, Superior Geral);
7) Questões prática da vida Redentorista: procedimentos, politica de abusos, documentação e protocolos canônicos a serem enviados ao Governo Geral (Pe. Brendan Kelly, Secretário Geral);
8) O Governo Geral, suas instituições e seus serviços de animação da Congregação (Ir. Jeffrey Rolle, Conselheiro Geral);
9) Temas econômicos e patrimônios da Congregação (Pe. Carlos Viol, Ecônomo Geral);
10) Passeio guiado e informações sobre a espiritualidade (Piotr Chyla, Secretário de Espiritualidade).
O processo de reconfiguração das unidades é, com certeza, o que causa maior preocupação na maioria dos confrades, por que se trata de uma realidade “pouco experimentada”, mas que só poderá ser sustentada com a espiritualidade redentorista e a disponibilidade para a missão. Todavia, as questões de união ou federação das unidades é um caminho que não há retorno. Porém, o mesmo precisa ser construído a partir de todas as implicações viáveis, haja vista que são os confrades que tornarão essas novas realidades concretas na Congregação. 
A metodologia utilizada foi bem dinâmica: oração, conferência, trabalhos em grupos, plenários, questões abertas, celebração da Eucaristia e confraternização. O clima fraterno e o compromisso missionário permearam todos os dias do encontro. Tudo isso, considerando a diversidade dos quatros grupos distintos que se encontravam na mesma casa: a Cúria Geral (Governo), a Academia Alfonsiana (Faculdade), o Colégio Maior (estudantes) e os Superiores Maiores (participantes do encontro).
Celebramos aos pés do ícone do Perpétuo Socorro, na Igreja de Santo Afonso, na Via Marulana, várias vezes, a Santa Missa. Inclusive a Festa de São Clemente Maria Hofbauer, grande expansionista da Congregação Redentorista, a qual coincidiu com o jubileu de consagração e ordenação de alguns confrades residentes na casa geral da Congregação. 
Para encerrar o encontro com “chave de ouro”, foi organizado um passeio guiado para a cidade de Pagani, onde se encontra o túmulo de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação e pai dos Redentoristas, diante do qual foi celebrada a Santa Missa para os participantes do encontro.
O resumo de toda a acolhida e estadia na casa geral da Congregação ficou por conta do Pe. Michael Brehl, superior geral, que com sua simpatia conhece a todos pelo nome e está sempre bem humorado. Seu “portunhol” bem próprio faz com que todos o compreendam e prestem a atenção em suas palavras afáveis e determinadas. 
Com o coração congratulado, agradecemos ao Governo Geral pela iniciativa do encontro de formação dos superiores maiores e todos os seus diversos colaboradores, diretos e indiretos, para que tudo ocorresse a contento de todos. 
Que nossa Mãe do Perpétuo Socorro nos abençoe e Santo Afonso com, os demais, Santos e Beatos Redentoristas nos impulsionem no anúncio “sempre novo” da Copiosa Redenção de Cristo Salvador do mundo.

Festa de São José, Esposo de Maria.
Salvador, 19 de março de 2019.

Pe. Roque Silva Alves CSsR
Superior Vice-Provincial

 

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e área interna

A imagem pode conter: área interna

A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé