REUNIÃO DA UNIÃO DOS REDENTORISTAS DO BRASIL (URB) Salvador 19-20 de fevereiro de 2019

Nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2019, numa sala das dependências da Igreja Paroquial da Ressurreição do Senhor, no bairro de Ondina, Salvador – BA reuniram-se os (Vices) Provinciais da União dos Redentoristas do Brasil (URB), a saber: Pe. Edézio Borges CSsR (Porto Alegre), Pe. Edilei Rosa Silva CSsR (Campo Grande), Pe. Júlio Antônio Ferreira CSsR (Fortaleza), Pe. André Ricardo de Melo CSsR (Goiás), Pe. Marlos Aurélio da Silva CSsR (São Paulo), Pe. Nelson Antônio Linhares CSsR (RJ, MG e ES), Pe. Roque Silva Alves CSsR (Bahia), Pe. Luiz Vieira Gomes CSsR (Recife), juntamente com o Pe. Marcelo Conceição Araújo CSsR (São Paulo), coordenador da Conferencia da América Latina e Caribe. Justificou a sua ausência o Pe. Amarildo Luciano CSsR (Manaus). Os confrades citados foram acolhidos e acomodados no dia anterior (próximo a Igreja da Ressurreição). A reunião teve inicio às 9h, do primeiro dia, com a acolhida dos presentes feita pelo Pe. Roque Silva, anfitrião do encontro, e do Pe. Cristóvão Przychocki, CSsR, pároco local. Em seguida foi realizado um momento de oração inicial com a reflexão do Evangelho do dia e preces comunitárias. Logo após começamos a discutir os assuntos apresentados em pautar: 1) Memória da última reunião, 2) Situação atual da URB: dinâmicas, progressos, dificuldades e desafios, 3) Situação das Unidades: breve relato de cada Superior (V) Provincial, 4) Escolha da nova Coordenação da URB: Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Funções, 5) Distribuição de tarefas e serviços segundos os projetos da Sub Conferência em andamento, 6) Projetos da Conferência – Plano Apostólico e Projeto de Reconfiguração, 7) Formação: a) Noviciado (encaminhamentos, equipes de noviciado, manutenção, encontro dos mestres etc.), b) Segundo Noviciado, c) Teologia Moral e Pastoral: Interprovincialidade e Ratio Formationis, Sugestões para o encontro dos formadores), 8)Missão do Suriname; 9) Missão de Lisboa Mantemos um contato por vídeo com o superior de Lisboa), 10) Publicação da Teologia Moral – Moral de Santo Afonso, 11) Encontro da Família Redentorista, 12) Comissão Jurídica da Conferência, 13) Missões Redentoristas (Missão Popular), 14) Sugestões para a Assembleia da Metade do Sexênio, 15) Calendário da URB e da Conferência.
A nova coordenação da URB foi composta da seguinte forma: Presidente: Pe. Roque Silva Alves CSsR (BA), Vice-presidente: Pe. Nelson Antônio Linhares CSsR (RJ, MG e ES) e Secretário: André Ricardo de Melo CSsR (GO). Os referenciais dos secretariados e das comissões, também foram definidos: Secretariado de Interprovincial de Formação: Pe. André Ricardo de Melo CSsR (GO); Secretariado de Interprovincial de Espiritualidade Redentorista (SIER): Pe. Edézio Borges CSsR (PA); Comissão da Juventude: Pe. Nelson Antônio Linhares CSsR, (RJ, MG e ES); Comissão dos Irmãos: Pe. Edilei Rosa CSsR (CG); Comissão dos Santuários e Perpétuo Socorro: Pe. Marlos Aurélio da Silva CSsR (SP); Comissão das Mídias e Justiça e Paz: Pe. Júlio Antônio Ferreira CSsR (FO); Comissão dos Leigos/Oblatos e Ex-seminariastas: Pe. Amarildo Luciano CSsR (MA); Comissão das Missões: Pe. Luiz Vieira CSsR (RE).
No final, fizemos uma breve avaliação da reunião, a qual foi vista com muito proveito e proativa, apesar da extensão da pauta. Pontos salientados foram a convivência, o interesse demostrados pelos participantes, a discussão dos assuntos, o local da reunião, etc. Sentimos a falta da presença do Pe. Amarildo Luciano (MA) com ausência justificada. Fervorosamente, esperamos nos amparar e nos fortalecer nas diversas demandas dos Redentoristas do Brasil e da Conferência.
Pe. Roque Silva Alves CSsR (Secretário da reunião)

 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna