NOVO REITOR DO SANTUÁRIO DO BOM JESUS

Na manhã do domingo, dia 10/02, o Santuário do Bom Jesus da Lapa (BA) foi palco de uma celebração de profissão de fé e juramento de fidelidade. Tratou-se da posse do missionário redentorista Pe. João Batista Alves do Nascimento CSsR, como reitor do Santuário, sucessor do Pe. Francisco de Mendonça Mar, fundador do Santuário em 1691, e superior nomeado da Comunidade Redentorista do Santuário para o quadriênio 2019 a 2022. Na mesma celebração foram apresentados os confrades: Pe. Stanislaw Wilczek, CSsR, com o vice-reitor do Santuário, o Pe. Rosivaldo Motta, CSsR (que se encontra de férias) como administrador e o Pe. Vilmar Correia como de diretor da Rádio Bom Jesus AM.
A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom João Santos Cardoso, e concelebrada pelos padres Missionários Redentoristas, que em sua homilia falou da competência de cada um dos indicados para as funções que exercerão em nome da Congregação Redentorista na Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA).
Vale lembrar que o Santuário do Bom Jesus da Lapa está sob a administração pastoral dos Missionários Redentoristas dede o ano de 1956, quando a Vice-Provincia de Recife (PE) substitui o Monsenhor Turíbio Vilanova Segura, o qual foi reitor do Santuário dos anos 1933 a 1955.
Em 1972, a administração e o trabalho pastoral do Santuário passaram da Vice-Província Recife para Missão Redentorista da Bahia, assumida pela Província Redentorista de Varsóvia.
Dados biográficos: o Pe. João Batista Alves do Nascimento, CSsR, empossado como reitor do Santuário, é natural de Jordânia – MG, mas sua família mudou-se para Vitória da Conquista – BA, quando o mesmo era adolescente. Passou pelo acompanhamento da Pastoral Vocacional dos Missionários Redentoristas da Bahia no e entrou no Seminário Beato Gaspar, em Bom Jesus da Lapa (BA) no ano de 1994. Nos anos de 1995 a 1996, fez o Postulantado, estudando o biênio filosófico na Universidade Católica do Salvador, em Salvador/BA, morando na Comunidade São Afonso, no Bairro dos Barris, onde foi aprovado para a etapa do Noviciado. No ano de 1997 fez a experiência do Noviciado Interprovincial em Tietê (SP) e teve como mestre do noviciado o Pe. Joércio Gonçalves Pereira, CSsR. Logo em seguida, fez a profissão dos Votos Religiosos, em 08 de fevereiro de 1998 em Salvador/BA. Entre os anos de 1998 a 2001 fez o Curso de Teologia na Universidade Católica do Salvador, em Salvador/BA, morando na Comunidade São Afonso e posteriormente na Comunidade São Geraldo, em Pituaçu, Salvador-BA.
Depois de ter feito o Curso de preparação dos Votos Perpétuos, com a aprovação do Superior Vice-Provincial e seu Conselho, emitiu os votos perpétuos na Congregação do Santíssimo Redentor, no dia 11 de março de 2001, conforme rito e prescrições estabelecidas, na Igreja de Nossa Senhora das Candeias, Paróquia de São Francisco de Assis, no Bairro de Pituaçu, em Salvador – BA. Foi ordenado Diácono no dia 29 de julho de 2001, pela imposição das mãos de Dom Francisco Batistela CSsR, bispo de Bom Jesus da Lapa, no Santuário do Bom Jesus da Lapa (BA). Em 16 de dezembro do mesmo ano, foi ordenado Presbítero pela imposição das mãos do bispo de Itabuna (BA), Dom Ceslau Stanula CSsR, na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista (BA). Participou do Curso de Especialização para Formadores, promovido pela CNBB, em 2005. Durante os anos 2007 a 2009, a pedido do governo da Vice-Província foi estudar em Roma, onde fez o mestrado em Espiritualidade no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum, em Roma. No VII Capítulo da Vice-Província da Bahia, em dezembro de 2010, foi eleito Superior Vice-Provincial para um período de quatro anos: 2011 a 2014, morando na casa provincial, na Rua Mesquita dos Barris, 157, Barris, Salvador-BA.
Dados pastorais: No exercício do ministério presbiteral, Pe. João Batista Alves do Nascimento exerceu as seguintes funções: 1) Membro da Equipe Missionária - Missões itinerantes (2002-2003); 2) Formador do Aspirantado em Bom Jesus da Lapa/BA (2004); 3) Membro do Conselho – Vigário do Vice-Provincial (2005-2007); 4) Formador dos seminaristas de Filosofia nos Barris/Salvador-BA (2005-2007); 5) Vigário na Paróquia da Ressureição, em Ondina, Salvador-BA (2005-2007); 6) Curso Superior em Espiritualidade em Roma (2007/2-2009); 6) Superior Vice-Provincial da Bahia (2011-2014); 7) Formador dos seminaristas de Filosofia em Pituaçu/Salvador-BA (2015-2018); 8) Responsável pela pastoral na área pastoral de Pituaçu, Salvador-BA (2015-2018); 9) Foi nomeado Reitor para o Santuário do Bom Jesus da Lapa para o período de 2019 a 2022.
Na manhã do domingo, dia 10/02, foi empossado com reitor o Santuário do Bom Jesus da Lapa (BA) na celebração presidida por Dom João Santos Cardoso, bispo diocesano, e concelebrada por diversos confrades redentoristas, o Vice-Provincial, e com a participação de muitos féis lapenses, romeiros e visitante. A celebração, também, foi transmitida pelas redes sociais do santuário e pela Rádio Bom Jesus AM.

Fotos: Willkson Abreu Miranda
Texto: Pe. Roque Silva Alves CSsR