IX CAPÍTULO DA VICE-PROVÍNCIA REDENTORISTA DA BAHIA

Nos dias 05 (cinco) a 09 (nove) de novembro do ano de dois mil e dezoito (2018) no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), no bairro de Itapuã, em Salvador – Bahia, reuniram-se para a realização da assembleia anual e eletiva, os integrantes da Missão Redentorista da Bahia. 
Estavam ausentes, por motivos justificados os seguintes confrades: Pe. Aloísio dos Santos Mota, Pe. Krzysztof Dworak, Pe. Krzysztof Mamala, Pe. Henryk Smólski e Pe. Josef Grzywacz. A primeira parte da assembleia foi dedicada a análise dos relatórios apresentados pelo presidente da Missão e pelo diretor administrativo-financeiro do mesmo período. 
Em seguida houve as sessões e discursões sobre os outros relatórios e as votações para a escolha da nova diretoria da Missão Redentorista da Bahia. Foram eleitos e confirmados para o próximo quadriênio (primeiro de janeiro de dois mil e dezenove a trinta e um de dezembro de dois mil e vinte e dois = 1°/01/2019 a 31/12/2022), os seguintes membros: Superior Vice-Provincial - Roque Silva Alves, Vigário Vice-Provincial e Conselheiro Ordinário - Cristóvão Przychocki, Conselheiro Ordinário – Pe. Antônio Rosivaldo Mota, Conselheiro Extraordinário - Adam Tadeusz Rapala, Conselheiro Extraordinário - Pe. Adilson Ferreira de Oliveira, Vogal da conferência - Pe. Marcos da Silva Santos e Suplente do Vogal – Pe. Casimiro Malolepszy. O Vice-Provincial reeleito foi confirmado pelo superior Provincial da Polônia, Pe. Janusz Sok e pelo Superior Geral, Pe. Michael Brehl.
Estiveram presentes na Assembleia capitular dois padres representantes da Província de Varsóvia. Foram eles: Pe. Mieczyslaw Babraj (Conselheiro) e Pe. Piotr Podraza (Vice Ecônomo), os quais se sentiram à vontade e experimentaram as águas salgadas do mar da Bahia. 
O IX (e último) Capítulo da Vice-Província Redentorista da Bahia transcorreu num clima de retiro, estudo, escuta, discussões, avaliação, convivência, escolhas de prioridades apostólicas e encaminhamentos para abraçar o processo de reconfiguração das (Vice) Províncias, que se dará até 2022, onde as unidades redentoristas da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo se tornarão uma única Província. 
Após a consulta aos capitulares e o presidente do Capítulo declarar o mesmo encerrado, nos dirigimos à capela para a Missa de encerramento, aniversário de fundação da Congregação e da Vice-Província, posse do novo Conselho e renovação dos votos. Onde contou com a presença das irmãs religiosas, missionários leigos e seminaristas do Postulantado.
Confiando nas graças do Santíssimo Redentor, na intercessão da Virgem do Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, nosso fundador, Santos, Beatos e Mártires da Congregação retornamos para as nossas comunidades e “agir missionário”. 

 

Pe. Roque Silva Alves CSsR