RETIRO COM OS ASPIRANTES 2018

Entre os dias 17 a 20 de fevereiro do corrente ano, na Comunidade Vocacional Beato Gaspar, Casa do Aspirantado (novatos), em Bom Jesus da Lapa-BA, foi realizado o Retiro espiritual e a celebração de abertura da Comunidade do Aspirantado 2018. 
O retiro foi orientado pelo Pe. Roque Silva, CSsR, Vice-provincial da Bahia, para os cinco aspirantes que começam sua caminhada vocacional no Seminário Redentorista e formarão a comunidade de formação 2018. São eles: Hércules de Santana Matos, 30/09/99 (Crisópolis/BA), Marcos Daniel Magalhães Brito, 25/08/99 (Porteirinha/MG), Leonardo Antônio Vitorino da Costa, 25/08/99, Marcelo Santos de Oliveira, 09/11/93 (Maragogipe/BA) e Rony Santos do Prado, 29/12/96 (Rio do Pires/BA). 
Esses jovens foram acompanhados pela Pastoral Vocacional e participaram de três momentos sequenciados para serem admitidos: Encontro Vocacional, Pré-estágio e Estágio.
Os assuntos abordados giraram em torno das expectativas, as tensões, os medos, as dificuldades e as adaptações iniciais. No momento inicial, foi distribuída uma vela para mantê-la acesa, como se estivesse vigilante o tempo todo, cuidando da própria vocação. Tiveram as oportunidades de fazer silêncio, refletir, conversas partilhadas e momentos celebrativos. 
Durante os momentos de reflexão, cada aspirante recebeu uma folha com as seguintes palavras: Eu existo, Eu Sou, Eu quero ser, Crescimento pessoal, Defeitos e Virtudes, Vocação, Seguimento de Jesus Cristo e Projeto de Formação Redentorista para rezar e fazer seu caminho inicial no seminário.
Eles serão acompanhados pelo Pe. Marcos da Silva Santos, CSsR (formador e promotor vocacional) e Pe. Adam Rapala, CSsR (Superior da Comunidade).
Na manhã do dia 20/02, aconteceu a celebração de abertura da Comunidade de Formação com a presença de alguns confrades do Santuário do Bom Jesus da Lapa e da Paróquia da Catedral, as irmãs Franciscanas da Santíssima Trindade, Irmãs Vicentinas, Irmãs Mensageiras do Amor Divino e alguns leigos das comunidades da Paróquia São João Batista. 
Que o Bom Jesus nos mantenha alegres na esperança e que os jovens aspirantes perseverem em seu itinerário vocacional.

Pe. Roque Silva, CSsR.