FECHAMENTO DA COMUNIDADE REDENTORISTA DA PARÓQUIA DA PIEDADE/ITA

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Na noite do dia 05 de Janeiro de 2018, coincidentemente na festa do santo redentorista, São João Neumann, a Vice-Província Redentorista da Bahia, após sete (7) anos de trabalhos, encerrou suas atividades pastorais e administrativas na Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Itabuna/BA, Diocese de Itabuna. 
Na celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Carlos Alberto dos Santos e concelebrada por Dom José Edson Oliveira, bispo de Eunápolis/BA e fundador do Instituto Missionários Servos do Senhor, diversos padres diocesanos, religiosos, seminaristas, religiosas e muitos fiéis paroquianos locais e de outras paróquias presentes. 
Entre os Redentoristas presentes estiveram o Vice-provincial, Pe. Roque Silva Alves, Pe. Adam Rapala, ecônomo Vice-provincial, Pe. José Grzywacz, ex-pároco, Pe. Stanislaw Wilcezk, último pároco, e Pe. Gildevan Pinto Rocha, que chegou como religioso para o estágio pastoral, morou até sua ordenação sacerdotal e finalizou como vigário paroquial. 
Durante a celebração, houve o rito de posse do novo pároco e vigário. O bispo, Dom Carlos Alberto, agradeceu o trabalho realizado pelos Missionários Redentoristas na consolidação da paróquia da Piedade, compostas por seis comunidades, e deu posse aos membros do Instituto Missionário Servos do Senhor, que assumem a direção da paróquia. 
Houve ainda os agradecimentos de representantes da paróquia, do Pe. Roque Silva, Vice-provincial, do padre Gildevan Pinto Rocha, que agradeceu pelo acompanhamento recebido, do representante do prior dos Missionários Servos do Senhor e do novo pároco empossado, Frei Ivanilton dos Santos.
Antecipadamente, os paroquianos da Piedade prepararam uma placa memorial com os nomes dos Missionários Redentoristas que trabalharam na Paróquia. 
Pe. Stanislaw Wilczek, até então pároco, encaminhou todos os procedimentos de devolução de da paróquia, inclusive com o inventário patrimonial e prestação de contas da paróquia.
Nos agradecimentos finais, o Vice-provincial lembrou que a saída dos Missionários Redentoristas da paróquia, já tinha sido avisada, em 2015, ao bispo anterior, Dom Ceslau Stanula, que posteriormente ficou administrador diocesano. E a mesma foi comunicada ao bispo atual, logo após a sua tomada de posse. 
Também lembrou os nomes dos missionários redentoristas que passaram pela paróquia da Piedade e agradeceu aos paroquianos pelo carinho com que os trataram.
O sentimento de gratidão, entre as partes, foi reconhecido e expressado. Tanto por parte da paróquia, como por parte dos Redentoristas. Finalizando, os paroquianos foram convidados para que permanecessem na oração da novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Esses foram os que passaram pela Paróquia da Piedade (março de 2010 a janeiro de 2018). Padres: Pe. Lécio Alexandre Silva, Pe. Luiz Liskoski, Pe. Krzysztof Przychodzki, Pe. Josef Grzywacz, Pe. Miroslaw Jurus, Pe. Krzysztof Dworak, Stanislaw Wilczek e Pe. Gildevan Pinto Rocha. Seminaristas: Rodrigo Almeida, Ricardo Teles.

Pe. Roque Silva Alves, CSsR